Diante disto, hoje viemos destacar os 5 avanços tecnológicos que geram impactos no setor de mobilidade e logística, e quais suas implicações no cotidiano da sociedade. Confira:
Coleta de dados em tempo real
A automação de processos é uma prática que está em constante avanço. Com isso, a coleta, o armazenamento e o gerenciamento de dados em tempo real se tornaram imprescindíveis para que os mais distintos sistemas pudessem atuar de forma automatizada.
Ao possuir os dados das suas atividades em tempo real, sejam elas no setor de logística, no gerenciamento de ativos ou no controle de estoque, você tende a avaliar e tomar decisões mais assertivas, resultando em mais eficiência para o seu empreendimento.
Vale lembrar que coleta de dados pode ser feita de diversas maneiras, vai depender diretamente do seu setor de atuação.
Para exemplificar a importância e a aplicabilidade da coleta de dados em tempo real, podemos colocar a utilização de dispositivos de geolocalização em veículos coletivos.
O usuário pode verificar em tempo real a localização do ônibus, por exemplo, e ter a hora exata de que o mesmo chegará ao seu ponto, podendo assim decidir se espera o mesmo, ou busca por outro meio de transporte.
Os sistemas de localização em tempo real também podem ser utilizados em veículos de carga, para que seja possível realizar o rastreamento de produtos, e assim estimar o horário de recebimento.
Outro exemplo válido são os cookies, pequenos arquivos que são criados por sites, e que se o usuário admite seu uso no navegador, eles coletam dados de preferência do mesmo, e com isto personalizam anúncios, artigos, e até mesmo armazenam login e senha dentro dos sites.
Aqui citamos apenas três exemplos, mas vale salientar que a coleta de dados pode ser aplicada com incontáveis propósitos e através de distintos sistemas.
Uso de Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) é um dos maiores avanços tecnológicos da atualidade. Praticamente todos os dispositivos eletrônicos atuais fazem uso desta tecnologia e nos setores de mobilidade e logística não é diferente.
O uso da IA dentro da mobilidade pode se estender desde o controle de semáforos, monitoramento de câmeras, gerenciamento de trânsito/congestionamento, até mesmo aos carros autônomos citados acima. Todas estas aplicações da IA buscam o aprimoramento da mobilidade urbana.
Dentro da logística, a IA pode ser aplicada no gerenciamento do armazém, na otimização do espaço interno do veículo de carga, na gestão de frotas, gestão de abastecimento, no monitoramento de motoristas, na roteirização dos trajetos, e muito mais.
Ship From Store
O Ship From Store é um conceito que busca a otimização de entregas, sejam elas de lojas físicas ou e-commerce.
Neste conceito, os diferentes estoques e centros de distribuição de uma loja são integrados, fazendo com que cada unidade se torne um pequeno centro de distribuição, e assim que uma compra é efetuada, o sistema localiza a loja mais próxima do cliente em que o produto esteja disponível, fazendo com que a entrega parta deste ponto.
Isso faz com que o tempo de entrega diminua consideravelmente e a satisfação do cliente seja maior.
Surgimento de veículos autônomos
O surgimento de veículos autônomos é um dos avanços tecnológicos mais idealizados e esperados por todos que trabalham com mobilidade.
Esse tipo de transporte procura garantir total segurança e eficiência, buscando reduzir as falhas humanas na direção, e consequentemente diminuir o número de acidentes, tornando o trânsito mais seguro, menos caótico e menos violento.
No mercado atual, já é possível encontrar veículos autônomos de nível 1 e nível 2, os quais possuem assistência automatizada à direção, como sistema de frenagem automática, controle de velocidade adaptativo, correção do trajeto ao se posicionar fora da sua faixa e até a função para estacionar sozinho em uma vaga.
Entretanto, os veículos atuais que apresentam certa autonomia ainda necessitam da ação humana para circularem, mas o objetivo é trazer veículos 100% autônomos o mais breve possível, onde a responsabilidade de direção passará a ser totalmente do veículo.
Compartilhamento de veículos
O compartilhamento de veículos já é uma tendência aplicada nas grandes cidades. Começou inspirado nos transportes coletivos, como ônibus, trem e metrô, onde é possível fazer uso de diferentes meios de transporte sem a necessidade de ter a posse do mesmo.
Além de otimizar a mobilidade, fazendo com que o deslocamento se dê de maneira mais funcional, esta prática está diretamente relacionada à ideia de transformar a mobilidade mais sustentável.
Ao fazer o uso compartilhado, a quantidade de veículos na rua reduz, tendo em vista que um único veículo pode ser utilizado por um número maior de pessoas, sem que haja a necessidade de um veículo individual para cada um.
Com o avanço da tecnologia, é cada vez mais fácil alugar um veículo, seja um carro, uma bicicleta, um patinete elétrico, ou qualquer outro. Basta apenas um clique em seu smartphone.
Esta estratégia também é muito favorável para empresas que possuem frotas, seja de transporte de cargas ou apenas de deslocamento, pois isto faz com que seja possível realizar seus serviços sem ter a necessidade de ter uma frota própria.
A tendência é que a tecnologia avance ao ponto de se tornar acessível a todos, inclusive nas menores cidades, onde ainda parece algo distante de acontecer.
A tecnologia está sempre avançando, não perca tempo e atualize-se para não perder seu espaço no mercado.
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com