Independentemente da profissão, é indispensável que o trabalhador faça um planejamento financeiro para saber quanto de dinheiro entra mensalmente.
Como o salário de um profissional autônomo varia de acordo com o tipo e a quantidade de serviços prestados em um mês, manter um planejamento é ideal para que haja estabilidade financeira e para que não falte dinheiro em um mês, por conta de gastos desnecessários ou emergenciais de outro mês.
Ao realizar um planejamento financeiro, é possível compreender quais são os custos fixos e os variáveis mensais, saber exatamente onde economizar para não ficar no vermelho, criar uma reserva para emergências, trazer uma estabilidade à sua família, criar uma reserva para a aposentadoria, além de ser possível fazer uma economia para alguma realização pessoal.
Como fazer o planejamento financeiro?
Para realizar um planejamento financeiro, o caminhoneiro deve adotar alguns hábitos diários, os quais são necessários para analisar a situação financeira do mesmo, e planejar o futuro de suas finanças, de acordo com suas necessidades.
Para facilitar, listamos aqui algumas dicas e hábitos a serem seguidos na hora de realizar o planejamento financeiro:
Liste todos os ganhos do mês
Faça uma listagem detalhada de todos os valores que entrarem no mês, relacionando o serviço prestado, a empresa à qual foi prestado o serviço, a data da realização, e o valor recebido.
A lista pode ser feita em um aplicativo, uma planilha no Excel, ou até mesmo em um caderno, o importante mesmo é ter tudo registrado.
Liste todas as despesas mensais
Esta lista deverá conter os gastos fixos como aluguel, conta de energia, conta de água, parcela do veículo, por exemplo.
Dentro dos gastos fixos você deverá também incluir os custos com documentação do caminhão, os quais possuem data e valores pré-determinados, assim como os custos de manutenções preventivas que são feitas de tempos em tempos.
Nesta lista é fundamental apresentar também os gastos variáveis, aqueles que variam a cada mês, como gastos com combustível, alimentação, manutenção corretiva, medicamentos, hospedagem, e assim por diante.
Em relação aos gastos com combustível, uma boa dica é apostar em um aplicativo de gestão de combustível, assim é possível ter todas as informações necessárias sobre o abastecimento de seu veículo.
O Pró-Frotas é uma solução de gestão e pagamento de abastecimento 100% digital e gratuita. Você pode ter mais informações entrando em contato conosco.
Faça a separação dos gastos
Depois de elencar todas as suas despesas mensais, faça a separação entre os gastos profissionais e os pessoais.
Esta separação irá auxiliar na hora de planejar o valor do serviço prestado, pois você terá uma noção de quais gastos você terá relacionados ao seu veículo e sua rotina na estrada.
Analise sua situação financeira
Com tudo anotado, ganhos e despesas, é possível analisar mais a fundo a sua situação financeira, e compreender se ela está sendo viável ou não.
Ou seja, ao analisar todas as entradas e saídas será possível saber se você gasta mais do que recebe, se está cobrando um preço adequado para os serviços prestados, assim como compreender onde é possível economizar para conseguir deixar a conta no azul ou ainda criar uma reserva.
Defina objetivos
Ao definir objetivos, o motorista conseguirá poupar e organizar as suas finanças para poder atingir seu objetivo sem comprometer as suas finanças.
Por exemplo, o profissional pode querer trocar de caminhão, comprar uma nova casa, ou ainda realizar uma viagem de férias com sua família, então deverá definir qual é o seu objetivo.
Com o objetivo definido, ele deverá colocar na ponta do lápis exatamente qual será o custo envolvido para atender este desejo.
Em seguida, com o custo em mente, deverá analisar seu plano financeiro, e ver onde poderá poupar, qual o valor que deverá cobrar por serviço, e a quantidade de trabalho que deverá realizar para acumular o montante necessário para atingir o que almeja.
Assim é possível criar uma meta mensal, onde o caminhoneiro irá destinar um valor “x” viável para um fundo de poupança, ou para fazer o pagamento de uma parcela de seu objetivo.
Mantenha um calendário de manutenções preventivas
Este é um hábito que todo caminhoneiro deve ter, pois ao realizar manutenções preventivas, o motorista evita com que ocorra algum dano maior ao veículo por falta de manutenção, e consequentemente evita um gasto maior realizando uma manutenção corretiva.
Planeje sua aposentadoria
Mesmo que a profissão de caminhoneiro muitas vezes seja autônoma, pensar na aposentadoria é fundamental para ter uma situação financeira estável no futuro.
E para que ao final de um período você tenha direito à uma aposentadoria, você deve tomar iniciativa logo no início de sua carreira.
Invista tanto em uma previdência privada quanto no pagamento dos impostos e encargos de uma previdência social, a qual é assegurada pelo governo.
Pró-Frotas, gerencie sua frota com a primeira solução 100% digital de gestão de abastecimentos do Brasil.
www.profrotas.com